Pergunta pro Google

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A louca adverte: cuidado com o que você põe na cabeça!

Antes de ser louca mais informada em relação aos produtos que eu usava pro cabelo, sempre pesquisava o produto mais barato, mais cheiroso, com uma propaganda legal (quemnunca quis ter o cabelo daquelas garotas do comercial da Fructis?) comprava e ia satisfeita pra casa... Só que minha juba vivia ressecada, caindo aos tufos, sem vida, mó dizgrassa. Então decidi me aprofundar mais sobre a saúde dos meus cabelos pra encontrar uma saída.

Primeiramente, quero deixar claro que só um dermatologista dará o diagnóstico correto, prescreverá remédios e shampoos para resolver seu problema (blá blá blá). Mããns, como sou lisa, pesquisei e vi que cosméticos e produtos naturais poderiam me ajudar nesta jornada. Vi também, através do grupo Cabelos Coloridos (Feice), o questionamento de algumas substâncias encontrados livremente em nossos shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e leave-in.


Lendo a composição do seu produto, em letras miúdas para que vc consumidor não entenda nada, Parabenos, Petrolatos, Lauril/Laureth Sulfato de Sódio são algumas substâncias que devem ser EVITADAS. Mas por quê?

Parabenos (metilparaben, etilparaben, butilparabem e etc.): São conservantes de baixo custo que podem causar alergia, potencializam a radiação UV, podem aumentar o nível de estrógeno em crianças, e estão estudando a possibilidade de ser uma das causas de câncer. 

Sei que o que eu falei não tem nada muito concreto, mas com essas possibilidades todas aí, eu tô forita de parabenos...

Petrolatos (Óleo mineral, Silicones, Vaselina, etc.): Segundo o dicionário "Substância gelatinosa, obtida pela desparafinação de óleos pesados de petróleo..." Em contato com a pele tende a tapar os poros, interfere no mecanismo de hidratação, dificultando a penetração dos ativos do produto. 

Reparadores de pontas, silicones só fazem bem esteticamente. Deixam o fio brilhoso e "no lugar". Eu uso um pouquinho nas pontas, pois tem dia que não adianta nada mesmo. Mas não use em excesso ou deixe que entre em contato com o couro cabeludo, pois são difíceis de remover.

Lauril/Laureth Sulfato de Sódio: Geralmente encontrados em shampoos, sabonetes e pasta de dente, são também derivados do petróleo. É um desengordurante (eca!) muito eficaz e barato. (por isso é tão difícil achar produto barato e bom). Podem causar alergias na pele e couro cabeludo, e estudos mostram que pode causar dano no sistema imunológico.

Ou seja, ele acaba com os óleos naturais no couro cabeludo que protegem os fios, causando ressecamento e esses problemas citados acima.

Achei nas internets um documento que te ajuda a escolher melhor os produtos que são menos ou nada agressivos: Clique aqui para ver!

É sempre bom saber o que você anda usando, não só na sua cabeça, mas também o que você come, veste... Assim como adverte o titio Frejat:




Valeu galerinha, bom fim-de semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário